Não Consigo Ampliar meu Vocabulário em Inglês

O leitor Matheus deixou uma pergunta no artigo sobre Técnicas para Aprender Inglês e Aumentar Vocabulário. A pergunta do Matheus pode ser pertinente para outros leitores, por isso, resolvi responder com um artigo.

Segundo o Matheus ele já tentou de tudo um pouco, mas não consegue aumentar o próprio vocabulário. Segundo ele:

“Qualquer palavra que eu estude, se me perguntar dali a meia hora eu já não sei!”

Primeiro de tudo, é normal você estudar uma palavra e logo depois se esquecer do significado dela. Na verdade, raramente você vai conseguir ver uma palavra em inglês uma única vez e se lembrar dela para sempre.

Você precisa rever a palavra várias vezes para conseguir se lembrar dela.

Na newsletter Effortless English, o professor AJ diz que tem pesquisas que indicam você precisa rever uma palavra em inglês até 50 vezes para conseguir entendê-la instantaneamente quando você encontrá-la e ser capaz de se lembrar dela rapidamente quando precisar.

Na época em que eu estava estudando inglês já cansei de procurar palavras no dicionário e me esquecer do seu significado tão logo eu voltava a ler o texto que eu estivesse estudando.

Isso acontece até mesmo com o nosso idioma nativo.

A BOA NOTÍCIA É que na segunda vez que você vir a palavra estudada, você vai conseguir retê-la por mais tempo. Na terceira vez, por mais tempo ainda! E assim por diante.

Esse fenômeno já é conhecido pelos psicólogos há mais de um século e esse é um dos motivos pelos quais eu recomendo a REPETIÇÃO dos materiais estudados.

Esse mesmo fenômeno também é uma das bases do Sistema de Repetição Espaçada que é um sistema que tenta prever qual é o momento ideal para você revisar uma palavra em inglês de modo a mantê-la o máximo de tempo possível na sua memória com o mínimo necessário de repetições.

Se você encontrar a tal palavra em um contexto diferente, a retenção costuma ser ainda melhor. Por quê? É porque a revisão vem associada à sensação gratificante de ter conseguido reconhecer a palavra em um texto diferente.

É sensacional quando você vê uma palavra que você cansou de esquecer. Uma palavra que em todas as vezes que você foi estudar você teve dificuldade com ela. E conseguir se lembrar do significado dela enquanto você lê um texto inédito para você.

1) A minha sugestão seria que você fizesse uma coleção de materiais em inglês com áudio e texto, de preferência do mesmo autor ou então, abordando o mesmo assunto (assim você tem mais chances de rever em diferentes contextos as palavras que você estiver aprendendo).

No site LingQ, você pode encontrar uma grande quantidade de materiais em inglês com áudio e texto.

Na época que eu estava estudando inglês, eu usei bastante os conteúdos em inglês com áudio do AJ (do site Effortless English).

Pegue o primeiro material e escute-o várias vezes. Quando eu estava estudando inglês eu obtive ótimos resultados escutando cada áudio 3 vezes por dia durante 7 dias (como ensinado na newsletter Effortless English).

Ah, e leia o texto algumas vezes. Você pode também ler e ouvir ao mesmo tempo, se preferir.

2) Pegue as palavras novas que você encontrar nesses conteúdos e estude o significado delas. O resultado vai ser muito melhor do que se você pegar uma lista de palavras que você nunca viu antes em lugar nenhum. E a sua retenção vai ser muito maior.

Utilizando o Sistema de Repetição Espaçada que eu mencionei anteriormente você vai poder maximizar a sua retenção do vocabulário estudado.

Para finalizar, você pediu uma técnica infalível, não foi?

3) Existe uma técnica para aprender chamada de TPR que possibilita resultados surpreendentes.

Ela sugere que você crie movimentos físicos para cada uma das palavras que você está estudando. Movimentos relacionados com o significado destas palavras.

Daí, você ensaia esses mesmo movimento umas 5 ou 10 vezes. E toda vez que você encontrar a tal palavra, você deve repetir o mesmo movimento. Entenda melhor como funciona o TPR com um exemplo prático:

TPR – Técnica para Aprender Vocabulário em Inglês

Algumas vezes, ao usar esse método, eu até me esqueci do significado das palavras em inglês, mas consegui me lembra do gesto e, através dele, relembrar o significado.

Entretanto, na maioria dos casos, ao encontrar a palavra em um contexto diferente, no mesmo instante, eu conseguia me lembrar de ambos o significado e o movimento.

4) PACIÊNCIA

Quando se trata de aprendizagem de idiomas, não exija de você mesmo resultados a curto prazo.

Isso até tema de um post recente meu sobre platô de aprendizagem

Algo que me marcou muito na época que eu estava estudando inglês formas as palavras do Steve Kaufmann linguista e fundador do site LingQ.

Muitas das palavras que eu estou começando a usar agora são aquelas que eu estudei a 6 meses atrás.

Bom, espero que eu tenha ajudado. Dê uma olhada nos links que eu coloquei no artigo. Eles vão te dar informações extras que serão muito úteis para a sua jornada.

Qualquer dúvida. É só deixar um comentário.

Abraços.

Esse post foi publicado em Vocabulário em Inglês e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Não Consigo Ampliar meu Vocabulário em Inglês

  1. Matheus disse:

    Muito obrigado pela atenção, e pelas valiosas dicas que você deu aqui e em seus outros posts
    vou tentar botar tudo isso e prática(isso é bem díficil!tem que ter uma disciplina lascada!)
    meu maior problema creio que seja ir com muita sede ao pote
    acabo de copmeçar meu ensino autodidata(estudar todos os dias), mesmo com pouquissimo tempo, quero ver resultados monstruosos, o que não ocorre
    vou tentar exigir “menos” de mim mesmo

    OBRIGADO mesmo!

    • pedro0junior disse:

      Parece que você já identificou o problema.
      Pense mais no longo prazo.

      Vocabulário não é algo que você aumenta do dia para a noite.

      Tem várias palavras que eu “aprendi”. Que eu fui capaz de reconhecer e usar durante a primeira semana depois de aprendê-la.
      Mas, depois de um tempo sem encontrá-la, eu acabei me esquecendo dela.

      Por isso, o sistema de repetição espaçada é importante.

      Você também não precisa colocar tudo em prática de uma vez só.

      Não dá para esperar colocar tudo em prática já na primeira semana. Se dê permissão de fazer tudo errado no começo. Alivia a tensão.

      E se você conhecer alguém que também esteja aprendendo inglês, e que esteja mais ou menos no seu nível, você pode dividir o trabalho de procurar pelo significado das palavras novas.

      Se você está com pouco tempo para estudar. Começa com materiais mais curtos, com menos palavras novas.

      Bons estudos.
      Abraços.

  2. Romário =) disse:

    to gostando dos tópicos, não conhecia esse método de reação corporal, vou procurar incorporar esse mecanismo nos métodos de estudo, gostaria tambem de compartilhar com vocês aalguns métodos intereçantes!

    Deêm uma olhada no curso “speedy english”, ele usa as palavras mais “necessárias” do inglês, isso ajuda a compreenção do “básico”, esse curso utiliza, imersão total, método “sentimental” (da até pra relacionar com o método de reação corporal, pq não deixa de mecher com as “emoções”), frases estranhas, flash cards, e a questão do relaxamento.

    flash cards eu acho que vocês sabem oq é, palavra na frente, significado atraz, pode-se colocar tambem a frase estranha no verso, (ajuda muiito, principalmente junto com a repetição espaçada).

    Exemplos de frases estranhas:
    imagine-se enFORKando um garfo (realmente imagine isso, por alguns segundos)
    Fork=garfo (eu nunca, nunca mais me esqueci desse significado, depois de apenas uma vez que eu li isso –‘)

    imagine seu (Pé em){Pain} dor
    Pain=dor

    existem muitas frases como essas, é bem util, principalmente quando usadas nas palavras principais, pra quem ta começando, assim entendendo o “basicão” fica bem mais facil de se entender “tudo”.

    abraço

Deixe uma resposta

