Incentivo aos Blogs Educacionais

O Alessandro Brandão, do site English Experts, começou uma campanha de incentivo aos blogs educacionais.

Esses blogs são uma poderosa ferramenta para compartilhamento de conhecimento e trocas de informações.

É incrível o potencial que uma indicação de site pode ter.

Pode ser que, aquilo que você está indicando seja exatamente o que alguém estava procurando.

Um Exemplo da Minha Própria Experiência

Março de 2008, eu estava sentado em frente ao computador, pensando na dificuldade que eu estava tendo para melhorar o meu inglês. De repente eu tive uma idéia:

Procurar no Google por: podcasts aprender inglês.

Nossa! Que diferença isso fez na minha forma de estudar inglês!

Encontrei no site Inglês Pra Que, uma lista com podcasts para aprender inglês.

Eu usei aquela lista como base para começar os meus estudos.

Eu criei uma pasta na área de trabalho do meu computador: “Projeto: Inglês Independente”. E comecei a colocar todos os podcasts que eu ia baixando nessa pasta.

Foi porque o cara compartilhou aquela lista é que eu tive a oportunidade de agir imediatamente na concretização dessa idéia.

Sem isso, talvez eu tivesse desistido da idéia, ou, no mínimo, tivesse demorado muito mais para botá-la em prática.

O site Effortless English também me ajudou muito nesse sentido na época, me ajudando a me tornar não apenas mais ativo no idioma, mas também, mais produtivo.

O mais legal, é que você não precisa ter um blog para fazer o mesmo. Basta você divulgar os materiais e os sites que você encontrar na internet e que acredita que poderão ser úteis para os seus amigos e contatos em geral.

Se você gostou, por que um dos seus amigos não iria gostar também?

Nem sempre você vai acertar. Mas você pode imaginar o benefício que você proporcionará para alguma pessoa quando isso funcionar!

Além disso, essa é uma via de mão dupla. Afinal, seus contatos também saberão sobre seu interesse e partilharão o que eles encontrarem com você também.

Outro Benefício da Divulgação

Apesar dos avanços da internet, ainda não é possível ler mentes.

Não existe uma forma para um blogueiro descobrir exatamente o que os seus leitores querem saber, a menos que eles digam.

Para tanto, os blogueiros levam em consideração a atividade que ele recebe no próprio blog. Ou seja, críticas, sugestões, comentários em geral e divulgações.

Quando você divulga aquilo que um blogueiro criou ele fica sabendo que aquilo é importante e que os seus leitores se interessam pelo assunto.

Assim, ele passa a criar mais conteúdo relacionado a aquele mesmo tema. E isso vai beneficiar você, que gostou do conteúdo para começo de conversa.

A Importância dos Comentários.

Você se lembra do vídeo da palestra do Steve Kaufmann, nele ele diz:

O que faz as idéias evoluírem é a troca e a confrontação de idéias diferentes.”

Por essa razão, é que comentar também é importante. É uma oportunidade ímpar para você trocar idéias, tirar dúvidas e encontrar formas de colocar as idéias em prática.

Afinal, ninguém é dono da verdade. Nenhuma pessoa tem todas as respostas.

Como Faz:

Ultimamente, as melhores formas de divulgação (no Brasil) que eu conheço tem sido o Twitter, Orkut e o Facebook.

Se você tem conta em alguma dessas redes sociais (ou quaisquer outras), você pode utilizá-las para divulgação.

Você pode também, é claro, enviar emails para os seus contatos.

Pensando em diminuir o trabalho do leitor, vários sites oferecem botões que facilitam a tarefa de compartilhar o link nas redes sociais.

Eu vou dar uma melhorada nessa ferramenta aqui no blog. rsrsrs


Daqui para Frente

A previsão é que toda a semana o Alessandro continue publicando artigos relacionados à campanha.

Você pode ver mais artigos do Alessandro com dicas para aprender inglês.

Eu já li alguns arquivos do Alessandro, ele tem várias fontes de informação e está sempre compartilhando links úteis e divulgando informações.

Definitivamente vale a pena você conferir.

Um grande abraço.

Até a próxima.

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Incentivo aos Blogs Educacionais

  1. Pingback: Dicas de Inglês - Educação: divulgue essa ideia

  2. Mick disse:

    Amigo, eu estou meio perdido… Qual foi o método que vc usou? Não entendi muito o Listen and Answer… Como eu vou aprender a nova lingua sem a tradução? Só escutando e lendo sem saber de nada?

    Vc recomenda estudar na frente do PC ou na MESA? Porque acho que tem que escrever tb, né? Explica se puder… Valeuu!

    • pedro0junior disse:

      Olá Mick.

      Você faz bem em postar um comentário, já que está com dúvidas.

      Eu já tinha 2 anos de curso de inglês quando eu comecei a estudar na internet.
      Ou seja, eu já tinha conhecimento o suficiente para me virar no idioma razoavelmente.

      Se você for iniciante, você deve estudar ou com alguém que possa te explicar o significado das palavras, ou com a tradução disponível.

      Uma terceira opção é procurar pelas palavras no dicionário.
      Para traduções de palavras e expressões, o site LingQ que eu citei no seu último comentário pode auxiliar.

    • pedro0junior disse:

      Eu achava o curso de inglês muito lento (e caro) e sabia que poderia aprender mais rápido na internet.
      Não foi logo de cara que eu comecei a utilizar o método que eu uso hoje. Eu fui lapidando com o tempo

      Por exemplo, os podcasts que eu mencionei nesse post, eram difíceis para eu entender e não tinha texto para eu acompanhar.
      Eu comecei estudando por eles. E atento procurando por outras opções.

      Pouco depois, eu cncontrei os podcasts do AJ que eu conseguia entender só de escutar.
      Foi quando eu comecei a progredir de verdade.

      Através do AJ eu encontrei o site LingQ, que tem materiais de todos os níveis, todos com o texto e dicionário integrado no site.

      Esse site me facilitou a tarefa de procurar pelo significado das palavras novas. E de encontrar materiais para ler e escutar.

      Tem um post meu sobre como aumentar o vocabulário.

      Tem um pouco mais de explicações sobre qual foi o método que eu utilizei.
      Um dos pontos que eu mencionei foi o fato de utilizar materiais fáceis de entender (Comprehensible Input).

      Lógico que o Listen and Answer não vai funcionar com você se você não entender o que está sendo dito.

    • pedro0junior disse:

      Na minha experiência, ler e escutar materiais em inglês (fáceis de entender) parece ser a parte principal que determina o aprendizado.

      Os podcasts que eu conheço de nível mais iniciante são:
      http://www.eslpod.com/
      http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/flatmates/archiveepisode.shtml

      Além disso, você pode procurar no site LingQ por:
      Who is she? e Eating out
      Que possuem tradução em português.

      Tem aqui uma lista com as palavras mais usadas do inglês e exemplos de aplicação em frases. Tudo com tradução.
      http://www.englishexperts.com.br/wp-content/uploads/downloads/dict-resumo.pdf

      Caso você esteja interessado, utilize algum desses materiais. Depois me conta o que você achou.

      Num futuro próximo, quando você começar a entender inglês com mais facilidade.
      Você vai entender melhor o conteúdo do blog e os posts que eu escrevo.

      Se houver mais alguma dúvida.
      É só falar.

      Abraços.

Deixe uma resposta

