Técnicas para Aprender Inglês e Ampliar Vocabulário pt.1

Esse texto aborda algumas técnicas para aprender inglês muito simples, que talvez você jamais tenha ouvido falar, mas que podem fazer uma grande diferença na eficiência do seu aprendizado.

 

“The great aim of education is not knowledge but action.”

“O principal propósito da educação não é o conhecimento, mas a ação.”

Herbert Spencer

 

O objetivo desse artigo é propor um método de estudo que você possa começar a colocar em prática imediatamente. Afinal, quem você acha que aprende mais rápido:

Aquele que conhece todas as dicas e atalhos para aprender – mas nunca as coloca em prática;

Ou aquele que separa 1 hora por dia para estudar e vai aperfeiçoando o seu método de estudo ao longo do tempo?

Portanto, AÇÃO é a palavra-chave.

 

Como Tirar o Máximo desse Artigo

Se você quer obter um aproveitamento real e duradouro desse artigo, não pense que uma única lida vai ser suficiente. Salve essa página nos seus favoritos e volte nela de vez em quando.

Enquanto você lê, pare e pense em formas pelas quais você pode colocar em prática as dicas aqui compartilhadas.

Debata essas dicas com os seus colegas de estudo e veja que idéias eles tem para colocar essas técnicas em ação.

 

Estude frases ou expressões, NUNCA palavras isoladas:

Esse é o meio mais eficiente para aumentar o seu vocabulário. Você deve sempre se concentrar no contexto e não apenas na palavra.

Não basta conhecer um grande número de palavras, se você não souber como usá-las vai acabar recorrendo à traduções toda vez que tiver que se expressar no novo idioma.

Infelizmente, esse é um dos erros mais comuns dos estudantes de idiomas, que normalmente focam todos os esforços em aprender apenas as palavras, pois acreditam que essa é a maneira mais rápida.

Para conseguirmos gravar algo em nossa memória, nós estamos sempre, consciente ou inconscientemente, associando aquela nova informação a algo que já sabemos. O problema com palavras soltas é que elas são um tipo de informação muito abstrata, de difícil retenção.

Entretanto, quando temos essa palavra inserida num contexto recebemos mais algumas peças do quebra-cabeça, que permitem que fique mais fácil para nós associarmos esse novo conhecimento. Agindo dessa forma, os resultados são muito superiores e a retenção é maior e mais duradoura.

Outro ponto importante é que aprendemos a forma de uso, ou seja, a maneira como as palavras se encaixam para dar sentido à frase.

Essa estratégia é ainda mais eficiente se essas frases que você estuda vêm de materiais que você está lendo ou ouvindo.

TPR – Total Physical Response

TPR é uma sigla para Total Physical Response. Esse é um método de aprendizado de idiomas desenvolvido pelo Dr. James Asher.

Demonstração dessa Técnica para Aprender Ingles

A idéia principal dessa abordagem consiste em utilizar gestos e movimentos corporais para ajudar no aprendizado e na retenção do significado das palavras novas.

Você escolhe um gesto que tenha alguma relação com o significado da palavra e toda vez que você escuta ou usa a palavra durante as suas sessões de estudo você faz o gesto.

 

Comprehensible Input

Técnica para Aprender Inglês Comprovada por Pesquisas

Você aprende muito mais rápido se concentrando em materiais que sejam de fácil entendimento. Esse é um dos pilares do método desenvolvido pelo especialista em aprendizagem de idiomas, Dr. Stephen Krashen.

Muitos acreditam que se aprende mais estudando um material difícil de entender. De acordo com as pesquisas do Dr. Krashen, esse jeito não só é mesmo eficiente, como também diminui a motivação do estudante.

Pense bem, qualquer sessão de estudo rende muito mais quando já dominamos parte do conteúdo e já temos capacidade de pensar sozinhos e tirar nossas próprias conclusões. Um material que você nunca viu na vida ou então, que está repleto de coisas novas passa a impressão que vai demorar uma eternidade para ser assimilado.

Se você lê um texto no qual você só consegue entender 50% do que está escrito, você perdeu metade do seu tempo. Por outro lado, um texto com cerca de 5% de palavras novas é tão fácil que é possível focar totalmente no conteúdo e até mesmo se esquecer que o material está em outro idioma.

Isso permite uma repetição natural de várias palavras conhecidas. Você vai ter a oportunidade de revê-las em contextos variados garantindo-lhes uma vaga cativa na sua memória a longo prazo.

Se você é um iniciante, essa é a fórmula mais simples para construir o seu vocabulário inicial e aprender as palavras mais freqüentes no idioma.

Num contexto tão familiar, é possível determinar o significado da maioria das palavras novas através do contexto, sem ter que interromper seu estudo para usar o dicionário. Ou pior, ficar sem entender.

E esse é um ponto muito importante. Já vi discussões entre estudantes de idiomas sobre qual tipo de dicionário usar: monolíngue, bilíngüe, os dois…

O bom mesmo é NÃO PRECISAR DE DICIONÁRIO. Pode parecer útil no momento, mas é muito fácil se esquecer do significado da palavra tão logo você fecha o dicionário.

Além disso, existem expressões difíceis de se traduzir, mesmo utilizando um dicionário online. É útil também para se distinguir entre os vários significados que uma palavra pode ter.

Em pouco tempo você vai ver o seu vocabulário aumentar absurdamente.

 

“Education is the ability to meet life’s situations.”

“Educação é a habilidade de enfrentar as situações da vida.”

Dr. John G. Hibben

Esse método de estudo vai te preparar para enfrentar as situações reais. Isso porque, quando você estiver conversando em inglês, você nem sempre vai conseguir entender 100% do que está sendo dito.

Utilizando materiais fáceis de entender e deduzindo as partes desconhecidas, você vai se acostumar a lidar com a incerteza.

Diferente dos alunos de curso que se surpreendem e ficam chateados e desnorteados cada vez que escutam uma palavra sendo pronunciada de um jeito diferente ou quando vêem um nativo usando uma regra de gramática incorretamente.

 

Narrow Reading/ Listening

Você pode usar essa técnica para aprender inglês para construir o seu vocabulário sobre os temas que te motivaram a começar a estudar esse idioma.

Cada assunto tem o seu vocabulário próprio. Cada pessoa tem o seu vocabulário favorito, o seu jeito próprio de falar e escrever.

Concentrando-se por um período razoável em um determinado tópico ou autor, em pouco tempo você vai dominar o respectivo vocabulário específico.

O mais importante aqui é que você escolha conteúdos do seu interesse, de preferência fáceis de entender, como já foi mencionado.

Portanto, resumindo… Escolha um assunto ou autor que você goste. Encontre vários artigos, livros, podcasts, enfim, materiais em geral relacionados com esse tema. Dê prioridade aos que forem mais fáceis de entender. E divirta-se!

 

A Técnica para Aprender Inglês que Muitos Subestimam

Parte do segredo para se adquirir um vocabulário amplo, em qualquer idioma, é a repetição. Eu não conheço nenhum substituto para a REPETIÇÃO.

É bastante útil, especialmente quando você tem dificuldade em encontrar um material do seu nível e tem que lidar com algo de um nível mais avançado.

Após um curto número de repetições, lendo enquanto escuta, você vai ser capaz de entender bem o que está sendo dito. Podendo começar a acompanhar sem o texto e até mesmo repetir algumas partes de cor.

Depois que você alcança um nível legal de fluência é mais interessante você procurar por diversidade e evitar ficar muito tempo no mesmo material. Porém enquanto você é iniciante ou intermediário a repetição é vital, pois você ainda está construindo a sua base naquele idioma.

Para aprender mais dicas simples e eficientes:

CONCLUSÃO

Por experiência própria e por relatos de outros estudantes que utilizaram esses mesmos métodos eu te garanto que aprender desse jeito é muito mais eficiente.

A sensação de esforço é bem menor, permitindo que você estude por períodos mais longos de tempo.

O mais importante, você não vai se esquecer do que você aprendeu. Bastam algumas poucas revisões para você voltar ao seu nível anterior.

Nos cursos tradicionais, se você para por um ano, quando volta você tem que fazer uma prova de proficiência e, na maioria das vezes, você tem que repetir o último nível que você cursou.

O curioso é que depois que você termina o curso, eles garantem que você nunca mais esquece… interessante, não acha???

 

Onde eu Aprendi Essas Técnicas?

Essas dicas vem da Newsletter do site Effortless English e das experiências que eu tive colocando o método deles em ação.

Tem mais dicas nessa newsletter, cadastre-se e confira:

Effortless English Newsletter

PS: Acompanhe a continuação desse post

Técnicas para Aprender Inglês e Ampliar Vocabulário pt.2

Leia Também:

Comprehensible Input na Prática

Aumentar o seu Vocabulário em Ingles

NOTA AO LEITOR: O link para o site Effortless English é um “link de afiliado”. Entrando através desse link, eu posso receber uma comissão por alguma compra que você realize no site. Sabe como é, ajuda a pagar as contas…

Se você quiser, pode ir para o mesmo site através do link abaixo sem que eu receba nada.

Effortless English Club

Esse post foi publicado em Vocabulário em Inglês e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

31 respostas para Técnicas para Aprender Inglês e Ampliar Vocabulário pt.1

  1. Penélope disse:

    meus dados ainda continuam na página…. depois de publicado nao saiu…!

  2. vivian barcelos disse:

    obrigado pela visita!!! bjs

  3. laurenice disse:

    não conhecia e adorei as dicas, claro que há muito o que estudar e tais informações irão me ajudar, obrigada

  4. FaFrance disse:

    Adorei as dicas, foram muito úteis!

  5. Valentina disse:

    Oi gostei do site, espero aprender ingles pois ja moro na suecia 3 meses aqui todos falam ingles, mas o meu grande problema é que as vezes sinto medo de falar, ja sei um pouco, estudo sueco e ingles quero aprender os dois

    • pedro0junior disse:

      Oi Valentina.

      Não precisa ter medo de falar, duvido que algum deles saiba português.
      O que há de mal se você ainda não consegue falar o idioma deles, você está se esforçando!

      O importante é não desistir.

      “A winner never quits. A quitter never wins.”

      Obrigado pelo comentário.
      Espero estar sendo útil.
      Bons estudos.

  6. Juliana disse:

    Bom dia,
    Poderia me ajudar a entender qual é a diferença entre May i go to the bathroom?
    Can I go to the bathrrom?.

    Agradeço deste já pela atenção.

    • pedro0junior disse:

      Eu fiz um post com dois sites onde você pode tirar as suas dúvidas de inglês.
      https://blogdopedrojunior.wordpress.com/2011/04/12/estudar-ingles-sozinho-2/

      É claro que sempre que você quiser, você pode me perguntar.

      Entretanto, nesses sites tem várias pessoas online disponíveis para responder a sua pergunta.
      Ou seja, você vai obter respostas mais rapidamente e com mais precisão.
      Além disso, talvez você já encontre a sua dúvida respondida.

      É que há muito tempo eu parei de estudar gramática. Eu sei falar, mas tem muita coisa que
      eu sei intuitivamente. Eu sei pra mim. Mas pra explicar é complicado.

      Respondendo a sua pergunta:
      May é a forma “correta” gramaticalmente. Entretando ambas formas são aceitas e usadas. E você vai ser entendida de qualquer forma.

      May tem a idéia de “tenho permissão de…?”
      Can tem a idéia de “sou capaz de…?”

      Essa é uma dúvida comum, afinal, no português, ambas podem ser traduzidas para “posso…?”

      abraços.

  7. Matheus disse:

    eu tento, tento e tento mais não consigo aumentar meu vocábulário!
    já tentei palavras isoladas, pequenas expressões (phrases), frases(sentence), pelo contexto e nada!
    quanquer palavra ue eu estude, se me perguntare dali a meia hora eu á não sei!
    alguem tem algo que eu possa fazer que seja “infalivel”?
    dependendo da palavra eu aprendo coma maior facilidade(pouquissimas), mais tem algumas que eu não aprendo nem com reza brava!
    help me

  8. JEFFERSON disse:

    CARA VALEWWW VC SALVOU A PATRIA EU GOSTEI MUITO VALEEWWW !!!!!!!!!

  9. debora silva chagas disse:

    bom, primeira mente,eu queria perguntar uma coisa tenho amigos franceses e eu queria saber se e facil falar um pouco de frances para conversar com eles

  10. Deivid Alves disse:

    Este texto me ajudou muito. E agora tenho que adquirir esse método que também (ou o mais certo) possa me ajudar.

  11. Elizabeth disse:

    Muito bacana ! Vou começar a treinar !

  12. Cristiano disse:

    Bom noite,

    Eu me cadastrei no site Effortless Englisg. E recebi os videos mandado pelo A.J. Hoge. Gostaria de saber se existe esses videos em algum lugar com a legenda em ingles.

    Att,

    Cristiano

  13. lucas disse:

    muito legal

  14. Anônimo disse:

    great guy!!

  15. Alex disse:

    Ola. Pretendo fazer intercâmbio nos EUA. Para isso preciso simplesmente dominar o inglês, quero muito essa bolsa, o teste e apenas uma vez, se eu passar vou fazer intercâmbio mas se eu reprovado n posso tentar de novo. Me ajudem?

  16. maria carvalho disse:

    caracas as dicas sã massa, muito bom!

  17. lowrence campos disse:

    Achei maravilhoso as tecnicas mas um pouco dificil de ser compreendida .vou ler mais vezes mas a principio tenho uma duvida eu mesmo crio o meu som.o meu sotaque e isso?

  18. Antonio Carlos disse:

    Parabéns!

  19. nilton niz disse:

    Quero aprender a falar com os meus colegas de escola international school da beira macuti presiso mesmo por favor yahoo

  20. Anônimo disse:

    muito legal parabéns!

  21. Hello There. I found your blog using msn. This is a very well
    written article. I’ll make sure to bookmark it and come back to read more of your useful information. Thanks for the post. I will definitely return.

  22. Its like you learn my mind! You appear to grasp so much approximately this, such as
    you wrote the book in it or something. I believe that you can
    do with some % to drive the message home a bit, however other than that, that is wonderful blog. A fantastic read. I will certainly be back.

  23. Marquezotti disse:

    Caro amigo
    Gostei de sua dicas para aprender inglês , então vou deixar uma que é infalível no
    sentido de ajudar com a pronuncia.
    Existem no Brasil milhares de missionários americanos. O objetivo deles não é ensinar
    um novo idioma , mas eles são muito gente fina no sentido de ajudar com o idioma , então
    sugiro que procurem aqueles RAPAZES DE CAMISA BRANCA E PLAQUETA NO BOLSO ,
    pois com certeza eles irão ajudar. Existem 80.000 mil rapazes com estes atualmente no mundo ,
    então não vai ser difícil ” trombar ” com uma dupla em sua cidade.
    Desejo a todos um FELIZ NATAL e um ótimo ANO NOVO.

  24. Muito bom,obrigado! aprender umanova lingua é importante
    para a vida em todas as areas.

  25. Anderson Galdino Da Silva disse:

    Não sei como fazer para aprender Inglês . Não estou conseguindo, já entrei duas vezes e não consegui achar ou onde colocar para poder ficar praticando . Preciso de respostas urgentes , quem poder me ajudar mande-me respostas urgente obrigado pela Atenção .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s